Custom Search

Mais sobre Ciudad del Este

Saiba mais sobre Ciudad del Este, ruas principais, shoppings, galerias e prédios.



Ciudad del Este

Ciudad del Este (em português "Cidade do Leste") é uma cidade e distrito do Paraguai, situada no extremo leste do país às margens do rio Paraná. É a capital do departamento de Alto Paraná. Está localizada a 327 km de Assunção.

Etimologia

A cidade foi fundada através de decreto em 3 de fevereiro de 1957 com o nome Puerto Flor de Lis. Logo teve seu nome alterado para Ciudad Presidente Stroessner, em homenagem ao ditador Alfredo Stroessner. Após o golpe de estado que depôs o ditador em 3 de fevereiro de 1989, o comando revolucionário utilizou o nome de Ciudad del Este. Nos dias posteriores, através de plebiscito, os cidadãos elegeram e confirmaram o nome de Ciudad del Este

Geografia

A cidade faz parte de um triângulo internacional conhecido na região como Tríplice Fronteira, que envolve também Foz do Iguaçu, no estado brasileiro do Paraná, e Puerto Iguazú, na província argentina de Misiones. As três cidades são separadas umas das outras pelo Rio Paraná e pelo Rio Iguaçu.

Com uma aglomeração urbana a 387 mil habitantes (2010) , Ciudad del Leste é a segunda cidade mais populosa do Paraguai ficando apenas atras da capital Assunção que tem 742 mil habitantes. Inumeros brasileiros trabalham ilegalmente nessa cidade, quase 50.000.

Economia

A cidade é responsável por 10% do PIB paraguaio que é de 150 bilhões de dólares é a terceira maior zona franca de comércio do mundo (após Miami e Hong Kong). Seus clientes são na maioria brasileiros, paraguaios e coreanos atraídos pelos baixos preços dos produtos ali vendidos. Além disso, a cidade é o quartel-general da Itaipu Binacional, juntamente com Foz do Iguaçu no Brasil. A venda de eletricidade da usina hidrelétrica de Itaipu para o Brasil gera mais de trezentos milhões de dólares de renda anual para o país.

Turismo

O turismo de Ciudad del Este é caracterizado pelo 'turismo de compras' porém existe atrativos que diversificam do tradicional objetivo da maioria dos turistas. A 20 km ao norte, em Hernandarias, se encontra a represa de Itaipú, que pode ser contemplado pelo lado paraguaio. A 8 km ao sul, se encontram os Saltos del Monday. A 26 km ao sul está localizado o Monumento Científico Moisés Bertoni. O parque de Acaray oferece hospedagem os visitantes. O lago de la República que se encontra no centro da cidade é um espaço de recreação rodeado pela vegetação. A Catedral de San Blás assemelha-se a forma de um barco, construída em 1964 com esculturas de pedra. O museu ?El Mensú? foi o primeiro espaço destinado para reunir os mais diversos objetos que representam a história, cultura e tradição da cidade, tendo peças da época da fundação da cidade e utensílios de indígenas da região.

Clima

A temperatura média anual é de 21 °C, a máxima atinge 38 °C, e a mínima 0 °C. O maior montante anual de precipitação ocorre na região do Alto Paraná, terra do nevoeiro e do orvalho de inverno permanente. Ciudad del Este tem um clima subtropical continental. No inverno de 1982, nevou pela segunda vez no Paraguai. Em novembro-dezembro de 2009 ocorreram quatro princípios de tornados, mas nunca estabelecidos em sua totalidade (é normal ver vórtices menores sobre o rio Paraná).


Data da Última atualizaçâo dos datos da cidade de Ciudad del Este foi no 24/01/2015